Site desenvolvido por alunos do Colégio Técnico Opção
Nova postagem

17/08/2010

DA NATUREZA AOS RECURSOS NATURAIS

Recursos Naturais são substâncias encontradas no meio natural que têm valor econômico para a humanidade que, em função das formas de organização da sua economia, atribui valor a substâncias do meio natural e, assim, as converte em recursos naturais.

O conceito de recursos naturais está associado à história das técnicas e tecnologias.
“O Homem transforma os elementos da natureza em recursos naturais de acordo com as suas utilidades descobertas”. – Professor André.

Do ponto de vista de sua origem, os recursos naturais são classificados em Abióticos e Bióticos.
Os recursos abióticos originam-se do ambiente não vivo, isto é, das rochas, da água e do ar. Os minérios, entre os quais os combustíveis fósseis, são exemplos de recursos abióticos.

Os recursos bióticos originam-se de seres vivos. A madeira das florestas, fibras, resinas e frutos extraídos da vegetação natural, os peixes dos mares e rios são exemplos de recursos bióticos.
Do ponto de vista da sua interação com a economia, 


Os recursos naturais são classificados em Renováveis e Não Renováveis.

Geralmente, recursos renováveis são os recursos bióticos, que são repostos pelos ciclos biológicos naturais que, se não sofrerem consumo excessivo, continuarão plenamente disponíveis.  Também existem recursos renováveis de origem abiótica, como a energia proporcionada pela luz solar.

As políticas nacionais e internacionais de conservação de recursos destinam-se a evitar que o ritmo de consumo desses recursos ultrapasse o ritmo de sua renovação natural.

Os recursos não renováveis são aqueles que não são jamais repostos pelas dinâmicas naturais, como os minérios metálicos, ou aqueles cuja reposição ocorre em ritmo incomparável com o de seu consumo, como os combustíveis fósseis. Isso significa que o consumo de recursos não renováveis nunca é sustentável.



Publicado por: Thiago Martins - 1º-B 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
/* Tracking Code - Analytics */