Site desenvolvido por alunos do Colégio Técnico Opção
Nova postagem

14/04/2010

Planeta Terra: Atmosfera


O que é de fato a Atmosfera? Só o Planeta Terra tem?

A atmosfera é a massa gasosa que envolve os corpos celestes, essas massas gasosas se mantêm ao redor do corpo celeste, pois a gravidade deste corpo exerce uma força de atração nestes gases. Qualquer corpo celeste que possua massa e densidade o suficiente para que sua força de gravidade atraia gases possui atmosfera.


Como vocês podem ver na imagem acima, a atmosfera terrestre é subdividida em quatro grupos com nomenclatura diferente de acordo com suas características.

Troposfera -

É a camada da atmosfera onde nós e todos os animais terrestres e voadores vivemos, possuí as características ideais para a vida da forma como conhecemos, sua composição gasosa é de 78% nitrogênio, 21% oxigênio e 1% composto de outros gases como o CO2 e também vapor d'água. A temperatura média do ar nesta camada é de 25C° entre os trópicos.

O que regula a temperatura nesta camada da atmosfera?

O que faz com que o planeta terra possua esta temperatura agradável a vida é o equilíbrio que se encontra o CO2 na atmosfera, pois é este CO2 que retém os raios solares fazendo com que a terra guarde calor. A ausência de CO2 resultaria num planeta terra muito frio, bem como o seu excesso faria com que o planeta terra superaquecesse (por isso do aquecimento global relacionado à emissão de CO2).

Estratosfera -

É a segunda camada da atmosfera, como vocês podem ver na imagem. Nesta camada acontece um fenômeno muito importante para a vida na terra, que é a formação da camada de ozônio.

De onde surge a camada de ozônio e pra que serve?

A camada de ozônio é um escudo contra os raios ultravioletas, que são nocivos quando em grande quantidade, sendo inclusive os responsáveis pelo câncer de pele. Sua formação é inclusive devido a forma como o oxigênio reage a estes raios UVs (ultravioletas). O oxigênio é encontrado na natureza como O2, os raios UVs estimulam estas moléculas de forma que elas passam a aceitar mais um átomo de oxigênio, formando assim o O3 que é o ozônio, e que serve como um escudo barrando estes raios UVs.

Mesosfera -

É a terceira camada da atmosfera. Devido a distancia, sua temperatura é muito baixa -90C°, nesta camada os meteoróides atraídos pela gravidade terrestres atingem a velocidade necessária para a combustão. Meteoróides são pequenos meteoritos.

Termosfera -

Esta camada é a última grande camada da atmosfera. Nela, o ar já é tão rarefeito que átomos geralmente se encontram nesta camada, a Ionosfera, fenômeno químico-físico que interfere nas comunicações via satélite e rádio, e colabora com a formação de tempestades e furacões. Encontra-se também nesta camada a Exosfera que é a parte mais externa da termosfera, sendo a transição da atmosfera e do espaço.


Bibliografia: Professor Buriti


Matéria enviada pelo aluno: Eduardo Galante Júnior - 1º B
Postado por:  Thiago Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
/* Tracking Code - Analytics */