Site desenvolvido por alunos do Colégio Técnico Opção
Nova postagem

31/08/2010




Problemas do Solo

Lixiviação – (Lavagem do solo). É quando as águas da chuva tocam o solo desprotegido (sem a camada vegetal) e carreia os nutrientes e minerais importantes das plantas para outro local. Enfim, a Lixiviação Empobrece o solo.

Laterização – Acontece depois da lixiviação. Toda a matéria orgânica, nutrientes, minerais, que são absorvidos pelas plantas é carreada pela água devido a serem um material leve. Os minerais mais pesados (alumínio e ferro) não são levados com a água e ficam acumulados formando uma camada de cor vermelha ou amarela chamada laterita.

Calagem – Processo de neutralização da acidez de determinados solos através da utilização do calcário que é pulverizado sobre o solo árido.

Erosão – É o desgaste do solo e pode ser evitado se estiver protegido por uma camada de vegetação.

Salinização – Solos muito irrigados, a água pode atingir camadas mais profundas dissolvendo sais e trazendo-os a superfície. Com a evaporação ocorre a salinização do horizonte superficial, que pode destruir as raízes e matar a vegetação. Ou seja, camada de sal que impede as raízes de crescer.

Compactação – (Diminuição dos poros do solo). São os fechamentos dos poros do solo devido à utilização de máquinas pesadas. Este problema de solo ocorre principalmente nos países desenvolvidos onde a agricultura é mecanizada. Há utilização interna de maquinário pesado. A Compactação impermeabiliza o solo, dificultando a infiltração da água e contribuindo para a lixiviação e erosão. Veja o vídeo abaixo:



Vídeo enviado por: Emily Kathleen - 1º-B
Postado por: Thiago Martins - 1º-B 

8 comentários:

 
/* Tracking Code - Analytics */