Site desenvolvido por alunos do Colégio Técnico Opção
Nova postagem

17/08/2010

Vida e Morte dos Solos

Os solos são a película delgada de material terroso que recobre as terras emersas e tem a capacidade de sustentar as plantas.
Por carecerem de vida, os demais planetas do Sistema Solar não possuem solo. Por isso, os solos devem ser classificados como Recursos Não Renováveis Bióticos.

PEDOGÊNESE
A gênese dos solos está ligada ao intemperismo. A desintegração física e a decomposição química das rochas pela ação do calor e da umidade – ou seja, a interação entre a atmosfera e a crosta – forma o material inorgânico superficial. Mas esse é apenas o primeiro passo. O segundo realiza-se pela atividade física e químico-biológica dos organismos. O crescimento das raízes vegetais pressiona e desagrega rochas. Formigas e minhocas abrem condutos por onde se infiltra a água de superfície e trituram restos vegetais, misturando-os ao material inorgânico. Os microorganismos decompõem restos de plantas e animais, formando húmus.
O solo é um meio heterogêneo, constituídas por diferentes camadas, chamadas horizontes, que se sucedem até o contato com a rocha matriz inalterada.



O Horizonte O, formado principalmente por húmus e de coloração escura, só existe em áreas cobertas por vegetação. O Horizonte A, bastante poroso, mistura material inorgânico e orgânico. O Horizonte B é constituído principalmente por material inorgânico, enquanto o Horizonte C distingui-se pela presença de blocos de rocha pouco intemperizada.
A formação dos solos é condicionada essencialmente pelos climas. Como regra, um mesmo tipo de rocha, submetido a diferentes condições climáticas, gera solos diferentes. Por outro lado, rochas diferentes, quando sujeitas às mesmas condições climáticas, resultam muitas vezes em solos quase idênticos.

Os Latossolos recobrem a maior parte da zona intertropical, com destaque para a África Central e o Brasil. Típicos de clima quentes e úmidos ou subúmidos e são profundos, mas tendem a enfrentar intensa lixiviação. Os latossolos tropicais, submetidos à alternância entre estações chuvosas e secas, também experimentam a laterização (contém grande quantidade de resíduos de ferro e alumínio). Tais solos são bastante ácidos, necessitando, para o cultivo agrícola, de correção através de calagem, baseado na adição de calcário.


CONTINUA ... 



Publicado por: Thiago Martins - 1º-B 

Um comentário:

 
/* Tracking Code - Analytics */